Qual o significado de logo e logotipo? E logomarca, existe? | Clickbraz
fale@clickbraz.com.br | (61) 3029-1015

Single Blog Title

This is a single blog caption
27
mar

Qual o significado de logo e logotipo? E logomarca, existe?

Muitas pessoas não sabem diferenciar logotipo, logo ou logomarca. Para esclarecer as dúvidas que ainda possam existir, preparamos esse artigo. Nele, vocês poderão entender o significado de cada termo e analisar, de fato, qual deve ser usado em cada situação.

Tanto para o cliente quanto para quem trabalha na área (designers, publicitários, profissionais de marketing…), é importante saber entender o que significa cada uma delas. Afinal, todos precisam estar falando na mesma linguagem para que não haja re-trabalhos, mal entendidos e insatisfações.

E então, o que significa logo?

A palavra logo tem sua origem no grego “logos” e significa: palavra, tratado, ciência, estudo, que estuda, que trata. Alguns filósofos gregos deram sentindo mais amplo à palavra, como Heráclito, que a definiu como razão, capacidade de racionalização individual. Segundo Sócrates, significa: conversa, palavra, significado, ou, como conhecemos hoje em dia no linguajar publicitário, conceito. Segundo o site dicitionary.com, “logo” é “Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto.”

E logotipo, o que é?

Segundo alguns estudiosos, logotipo tem duas definições: abreviações ou grupo de palavras fundidas em um bloco para facilitar a composição tipográfica e representação gráfica e comercial de uma marca, instituição, organização, etc.

Para ficar mais fácil e visível, vamos entender que logotipo é o que você reconhece da marca. Por exemplo, quando você vai ao supermercado e quer encontrar um pacote de arroz de uma marca específica, você procura pelo ologotipo da empresa. O mesmo também acontece quando você quer comprar um serviço e não um produto. Um exemplo é reconhecer os carros da equipe de instalação de cabo de televisão, internet e telefone que, de longe já conseguimos identificar de qual empresa são. Antes da existência das marcas, as pessoas somente compravam produtos e serviços, não a concorrência das marcas que oferecem tais produtos e serviços como acontecem nos dias de hoje. Quer entender bem? Pense em uma lata vermelha. Pensou? Pronto! É disso que estamos falando. Antigamente, uma lata vermelha seria apenas uma lata vermelha. Hoje, a lata vermelha nos direciona mentalmente a uma Coca-Cola.

Entre os diferentes tipos de logotipos, encontramos 3 deles:

  1. Tipográficos: são os logotipos na qual só encontramos as letras. Exemplo:

sonny     2. Simbólicos: quando, juntamente com o nome da marca, existe um símbolo. Exemplos:

Quaker_logo

 

jaguar-logo-2

3. Integrados: uma união entre os tipográficos e os simbólicos. Exemplos:

atualizar-boleto-citibank

logomarca visa 500

E logomarca, existe?

É certo que alguns dicionários já começaram a aceitar a palavra logomarca, mas tudo isso só aconteceu porque muitas pessoas começaram a usar essa palavra de forma inapropriada. Como vimos anteriormente, a palavra “logo”vem do grego “logos” e significa “conceito”, “significado”. A palavra “marca” tem sua origem no alemão “markas” e pode ser traduzida como “significado”. Então, logomarca seria o “significado do significado”, ou seja, uma redundância.

Saber se comunicar com seu cliente e com o profissional contratado é essencial para que o resultado final seja positivo para os dois lados.

 

Este post foi útil para você? Comente e compartilhe!

 

Leave a Reply